quinta-feira, 2 de julho de 2009

PAI - FOTO: Kevin Carter






A morte do fragil Michael, apenas me deixou a pensar mais nesta figura,que poderia ser tão importante em nossas vidas e que na maioria das vezes,não o é.É aquela história...quem poderia proteger,desprotege.



Muitas vezes,fico imaginando qual seria a função do pai, na vida do filho...



Pense nisto,desde a época de Cristo por exemplo...



Busque quantas vezes Maria é citada e busque o mesmo sobre José.Ele esteve ali por perto,mas de maneira muito discreta;com aquela talvez nobre função de ensinar o seu ofício ao filho.



Claro que antes de escrever este livro...quero deixar claro que só existem regras, para haver excessões.



Esta história de Michael com o pai, apenas me fez reflectir no mal que os pais podem fazer aos seus filhos,quando não lhes faz o bem.



Eu,já admiti até neste Diário,que foi escrito para dizer apenas a verdade e nada mais que a verdade...



Que eu conheci(junto com algumas,não todas irmãs),um pai violento.Um pai que também me jogava contra a parede;um pai,um pai que também nos agredia com fios e pedaços de madeira.Por isto,acredito piamente nas declarações de Michael.O meu,de forma bem concreta...nos fazia carregar pesos na cabeça,quase iguais ao peso dos nossos corpos.O louco do pai de Michael,os fazia carregar outros pesos,que era o de construir uma carreira brilhante...ser famoso...e assim um dia...deixar para eles,uma grande fortuna.Graças a Deus,ledo engano! - Michael conseguiu em parte,deixar o mundo saber das maldades do pai...vingando-se, de forma a não deixar a sua fortuna para ele.



Para mim, um erro de Michael,foi deixar tudo para mãe,inclusive,a guarda dos filhos...enquanto este velho louco ainda vive.Não seria de forma alguma,agradável para as crianças,conviverem com um velho tão mau quanto este.E quando eu digo velho mau...não me baseio em especulações;são entrevistas dadas ao longo da vida,pelo próprio Michael,falando sobre o pai agressor.



Afinal,para que servem os pais???



Apenas para em um momento de prazer pessoal,nos presentear com um único espermatozoide,que teremos que muitas vezes sozinhas,carregarmos pelo resto da vida?



Combinado ou não,por prazer ou acidente...filhos...deveriam ser filhos...



Mas para a maioria dos pais( especialmente os brasileiros), não o são.



Para alguns ainda são uma carga financeira;para outros,nem isto.



Estatisticamente,não existe em outro lugar do mundo,pais mais irresponsáveis que neste País.



Claro,que culpa das mulheres...



Se eles estivessem experimentando algumas noites, os horrores da prisão...com certeza,seria diferente.



Porque a lei nos protege;nós é que deixamos nossos filhos desamparados.



Porque você nunca sabe exactamente o que dizer ao seu filho,sobre o infeliz que você o presenteou como pai.



Eu mesma,também sou vítima de um irresponsável,de nome Pedro de Jesus(!!!) Sousa Alves,que faz parte do alto escalão da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e que durante 17 anos, só agiu sobre pressão e coação.Mesmo Eu,Leone Lacerda...o isentando por longos e longos anos de qualquer responsabilidade com a filha...quando eu me encontrava em situação financeira superior a dele.É um pai irresponsável,sem compromisso nenhum com a filha (que é um anjo!)...Sem citar aqui também, as minhas quase todas irmãs,que



também deram aos seus filhos pais iguais ou piores.



Vocês poderão dizer:Então essas moças se casaram virgens,de véu e grinalda,com homens tão emprestáveis e irresponsáveis?



- Não Amigos!!!



Nós casamos com rapazes de boa família, trabalhadores,responsáveis...



O problema,foi em que eles se tornaram,depois de serem pais dos nossos filhos...E olha,que éramos 8 moças,



sendo que a maioria tem filhos.



Como fomos educadas para sermos homens,(embora sejamos extremamente femininas), trabalhamos de qualquer forma e como pudemos a vida inteira,para não sermos pesadas,para não darmos mais um peso para esses irresponsáveis carregarem,chamados de Filhos.Nunca levamos um marido a justiça,nunca os deixamos dormir uma semana atrás das grades...Porque além de lutarmos para viver sem a ajuda desses insensíveis,nós



somos de uma sensibilidade tão grande(herança divina,) que jamais queremos incomodá-los com a presença ou a pensão dos filhos.



Grande erro!!!



O certo,é coloca-los atrás das grades mesmo;porque se um dia(queira Deus)nossos filhos forem ricos e famosos,com certeza, de algum lugar,ou do nada...chegará algum Reverendo,atrás da fortuna deles.



Exigindo,demonstrando sentimentos que jamais existiram e assim por diante.



Graças a Deus,se Mãe é quem cria...Imaginem Pai.



Não é à toa,que dizem que pai,se encontra em qualquer esquina.É a mais pura verdade.



Com nosso suor...criamos filhos...



Perdemos irmã...



Contamos com ajuda de pessoas que não tinham nenhuma responsabilidade,para nos ajudar a criar nossos filhos(quando não o fizemos sozinhas...)



E os ditos Pais...



Acordam,trabalham,namoram,se divertem,vão a jogo de futebol,concertos caros,bebem toda noite,comem em bons restaurantes e vão à cama...sem parar pra pensar: Será que aquela criatura que eu coloquei no mundo,se alimentou,antes de dormir?



Recentemente o Governo da África...Pais onde as crianças sofrem muito com violência doméstica...divulgou uma campanha a nível nacional...onde uma criança dizia:



EU GOSTARIA QUE MEU PAI FOSSE UM ANIMAL.



Sabe porque? - Porque as crianças assistem como os animais irracionais,tratam os seus filhotes...



Já viu um urso,um macaco,um leão,uma onça,uma galinha,ou qualquer outro animal fazendo carinho,protegendo ou dando afecto aos seus filhos???



Então fica aqui, a minha declaração a todos os pais violentos,ausentes em todos os sentidos.
E digo mais: Se não existissem MÃES e pessoas bondosas pelo mundo,aqui no Brasil,
se dependesse de alguns pais,os seus filhos,poderiam morrer assim também.
Talvez eles soubessem pelos jornais.



Para que reflictam,que ser pai,não é apenas...abandonar alguém no ventre materno.




Nenhum comentário: