sábado, 18 de abril de 2009




Leone Lacerda disse...
“Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito.”
Clarice Lispector

Leone Lacerda disse...
Hoje... Procurarei viver pensando apenas no dia de hoje, sem querer resolver de uma só vez todos os problemas da minha vida.

Hoje, apenas hoje, terei o máximo cuidado na minha convivência: afável nas minhas maneiras, a ninguém criticarei, nem pretenderei melhorar, nem corrigir ninguém à força senão a mim mesmo.

Hoje, apenas hoje, serei feliz na certeza de que fui criado para a felicidade, não só no outro mundo mas também já neste.

Hoje, apenas hoje, adaptar-me-ei às circunstâncias sem pretender que sejam todas as circunstâncias a adaptarem-se aos meus desejos.

Hoje, apenas hoje, dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura. Assim como o alimento é necessário para a vida do corpo, assim a boa leitura é necessária para a vida do espírito.

Hoje, apenas hoje, farei ao menos uma coisa que me custa fazer; e se me sentir ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.

Hoje, apenas hoje, farei uma boa acção, e não o direi a ninguém.

Hoje, apenas hoje, executarei um programa pormenorizado. Talvez não o cumpra perfeitamente, mas ao menos escrevê-lo-ei. E fugirei de dois males: a pressa e a indecisão.

Hoje, apenas hoje, acreditarei firmemente - embora as circunstâncias mostrem o contrário - que Deus se ocupa de mim como se não existisse mais ninguém no mundo.

Hoje, apenas hoje, não terei qualquer medo. De modo especial não terei medo de apreciar o que é belo e de crer na bondade.

João XXIII
A coisa mais fácil do mundo é encontrar escapatórias quando não queremos olhar para dentro de nós mesmos.
Uma culpa exterior é coisa que existe sempre, tem de se ter muita coragem para aceitar que a culpa - ou melhor, a responsabilidade - só nos cabe a nós.
No entanto, é essa a única forma de seguir em frente.
Se a vida é um percurso, é um percurso sempre a subir
.Susanna Tamaro
por Leone Lacerda
Oi querida mãe!
você é muito especial!o seu blog está muito lindo,adorei as postagens e as fotos nem se fala pois nos amamos a natureza neh?tudo de bom!Te amo!
Hannah Lacerda!
REFERINDO-SE AO TEXTO INSTANTES...


Lane Lacerda disse...
Esse texto é lindo - e a gripe continua - Pois então minha irmã, blogueiras, quem diria não? Graças a Deus a vida tem, e oferece sempre, Supresas!!! e que elas venham, muitas, sempre. Que inveja de Lela lá na Bienal, e como meu livro chegaria lá... talvez Deus, talvez Lela... saibam.Quanto ao texto, que diria uma pessoa que só fez o contrário na vida? Eu não tenho mais pra onde cometer erros. Cometi todos os que até hoje foram possíveis, e como continuo na rua, muitos ainda virão.Minha história é outra, meu caro Jorge...eu errei, com força!!!! kkkk beijos Leone e Lela, as duas melhores blogueiras desse mundo de blog's
18 de Abril de 2009 13:21
Lela disse...
"Somos parte do maravilhoso ciclo vital; ciclos que se renovam, horizontes ilimitados de saudade que vale a pena buscar, porque viver pode se transformar em uma permanente reinvenção de nós mesmos."
GERÚZIA FERRAZ

Instantes

Se eu pudesse viver novamente minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros.

Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.

Não mais tolo ainda do que tenho sido.

Na verdade bem poucas coisas levaria a sério....

Seria menos higiênico.....

Correria mais riscos,

viajaria mais,

contemplaria mais entardeceres,

subiria mais montanhas,

nadaria mais rios....

Iria a mais lugares onde nunca fui,

tomaria mais sorvete e comeria menos lentilha.

Teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.

Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da vida; claro que tive momentos de alegria...

Mas se eu pudesse voltar a viver trataria de ter somente bons momentos.

Porque se não sabem, disso é feita a vida, só de momentos, não percas o agora....

Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas;

se eu voltasse a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera e continuaria assim até o fim do outono.

Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças......

se tivesse outra vez uma vida pela frente.

Mas vejam, já tenho 85 anos, estou cego e sei que vou morrer...


Jorge Luiz Borges


Domingo, 08 de Fevereiro de 1998


Uma sensação agradável de missão cumprida está presente no dia de hoje. Todos dormem até mais tarde, enquanto Elaine participava de uma caminhada junto aos adventistas pelas montanhas que cercam a região.
Ao despertarem recebem a primeira homenagem do dia, Márcia, Marcílio e Eduardo oferecem uma carta aos amigos:
Lagoa dos Gatos, 08 de fevereiro de 1998-02-03

Aos meus amigos(as)
Gostaria de escrever-te hoje, uma carta bem original. Diferente em sua essência e estilo, de tudo o que já te falei.
Uma carta original, sem desencantos, sem a mínima rasura ou cochilo. Nenhuma gota de tristeza molhando a folha. Nenhuma nota destoando a mensagem. Que ao lê-la, teu coração pulsasse mais rápido, teus olhos brilhassem mais e teus lábios pudessem sorrir, comovidos. Uma carta singela e espontânea que deixasse um pouco mais feliz e realizado. É muita pretensão, sem dúvida, mais eu queria. Eu queria porque e quero bem.
Queria encher este envelope de flores, de estrelas, de sorrisos de palavras significativas ao nível de tua bondade. Queria pôr dentro deste envelope todos os corações que te apreciam incondicionalmente.
Para ser original não comprei presente, resolvi dar-te algo que ninguém pode te dar, porque esse presente não está a venda. É o que tenho de mais precioso, porque é um pouco de nós mesmos. É uma chavinha especial que abre o cofre interior, onde se encontra tudo o que há de mais puro, verdadeiro, sagrado e pessoal... Essa chavinha não é de ouro mas, tem um valor imenso porque vai embalada com aquela vontade de só fazer o bem, só ajudar, não atrapalhar nunca.
Se quiseres, pode chamá-la de amizade.


Com um sincero e cordial abraço. Márcia, Marcílio e Eduardo"
BEM MEUS AMORES...
HOJE ...
POSSO ADMITIR QUE QUALQUER SEMELHANÇA ENTRE ESTA CARTA SEGUINTE E UMAS CARTAS QUE EU ENVIAVA PARA ALGUNS AMORES PLATÔNICOS E OUTROS REAIS E UM MILHÃO DE AMIGOS,NÃO TERÁ SIDO MERA COINSCIDÊNCIA.
CLARO QUE SEMPRE AMEI ESCREVER E NÃO VIVIA SÓ A COPIAR;MAS ESTA,É A VERSÃO ORIGINAL DA CARTA QUE EU TIVE NA MEMÓRIA POR TODA MINHA ADOLESCÊNCIA E CONVENHAMOS...A REESCREVÍ ALGUMAS VEZES.
FECHADA A TEMPORADA DE SAUDADES,FICA AQUI O MEU CARINHO AOS MEUS ANTIGOS AMORES,AOS EXISTENTES E AOS QUE AINDA VIRÃO!
BEIJOS,
LEONE.

LEMBRANÇAS.

amigos,
compartilho com vocês, um dos textos mais maravilhosos que já lí em toda minha vida.
E a quantos anos...lí!!!!
E que saudade da liberdade!
Leone



A Carlos Heitor Cony


Artigo I - Fica decretado que agora vale a verdade. agora vale a vida, e de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira.

Artigo II -Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, têm direito a converter-se em manhãs de domingo.

Artigo III - Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.

Artigo IV -Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu.

Parágrafo único:O homem, confiará no homem, como um menino confia em outro menino.

Artigo V -Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.

Artigo VI -Fica estabelecida, durante dez séculos, a prática sonhada pelo profeta Isaías,e o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.

Artigo VII - Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo.

Artigo VIII -Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor.

Artigo IX -Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. Mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura.

Artigo X - Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida, uso do traje branco.

Artigo XI -Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã.

Artigo XII -Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela.Parágrafo único: Só uma coisa fica proibida: amar sem amor.

Artigo XIII -Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras. Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou. e o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.

Artigo VII - Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo.

Artigo VIII - Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor.

Artigo IX - Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. Mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura.

Artigo X - Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida, uso do traje branco.

Artigo XI -Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã.

Artigo XII - Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela.Parágrafo único: Só uma coisa fica proibida: amar sem amor.

Artigo XIII - Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras. Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou.

Artigo Final -Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas. A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.

Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar.