quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Bom exemplo...



“Adoto como regra reprimir qualquer contradição aos sentimentos dos outros e fazer todas as asserções possíveis. Cheguei a me proibir de usar qualquer palavra ou expressão que implique uma opinião fixa, como certamente, sem dúvida etc., e adotei em seu lugar eu imagino, percebo, ou imaginei que fosse mais ou menos assim; ou é o que me parece no momento. Quando uma pessoa fez uma afirmação que para mim estava errada, neguei a mim mesmo o prazer de contradizê-la de forma abrupta e de mostrar imediatamente o absurdo da sua proposição: e, ao responder, comecei observando que, em determinados casos ou circunstâncias, sua opinião estaria certa, mas no caso em questão me parecia haver alguma diferença etc. Logo descobri a vantagem desta vantagem em minhas maneiras; as conversas em que entrei foram mais agradáveis. A forma modesta pela qual propus minhas opiniões propiciou a elas uma recepção mais rápida e menos contradiçãoo; eu sofria menos humilhação quando estava errado e os outros concordavam comigo mais facilmente quando eu estava certo.” Benjamin Franklin

Nenhum comentário: