segunda-feira, 12 de abril de 2010

A imagem é chocante...


A imagem do fígado de quem bebe muito/toma analgésicos/ou tem diabetes.

O que faz você feliz?

Cuidar de você mesmo seria uma boa resposta.

Beber.
Fumar.
Maldizer a vida.
Tomar analgésicos.
Comer gordura.
Comer demais.
Comer “demenos”.
Dormir demais.
Dormir “demenos”

Envelhecer.

Já parou pra pensar que você vai envelhecer?
E nem acha tão legal assim...

Morrer.

Já parou pra pensar que você vai morrer?

Pois é, e nem é o descanso que você deseja.

Tenho pensado muito nesses assuntos ultimamente. Não por acaso. Vi um documentário com os últimos dois anos de vida da atriz Farrah Fawcet. E confesso que fiquei chocada.
Se você faz parte da turma que acha que pode fazer tudo porque vai morrer “mesmo”. Prepare-se para uma surpresa.
A morte vem mesmo, mas vem lenta. Dolorosa. Demorada. Ela não te fulmina. Ela te consome. Dia a dia, cada pedaço seu é consumido lenta e dolorosamente. Você vai levar anos pra morrer...
A gordura da picanha, o cigarro, o açúcar, os excessos vão povoar sua mente todos os anos que você passar na cama. Desejando ardentemente a cura, enquanto a maldita morte te ronda.
Foi essa a lição que tirei do documentário.
Esse “você” aí acima no texto serviu pra mim.
Mas foi a coisa mais importante que aprendi na vida.
“viver intensamente é frase de quem não valoriza a vida. Viver com amor próprio, é coisa de quem quer envelhecer e morrer com dignidade” –frase minha, conclusão minha.
Eu também fiz tudo que me deu na telha, pela vida afora.
Mas chegou a hora de parar. Eu quero recuperar meu corpo, quero envelhecer me amando, cuidando da única coisa que realmente tem valor. A minha vida.
Se me dá um aperto no peito, uma falta de ar, já me desespero achando que é a morte. Então isso mostra que a vida tem muito valor.
E eu quero viver.
Quero trocar meus lençóis e dormir com o cheiro da lavanda que o sabão deixa neles.
Quero tomar um banho morno me encher de cremes, todos os dias.
Quero me olhar no espelho e pensar “ ainda não sou de se jogar fora”
Quero me amar, cada dia mais.
Quero ouvir a minha respiração, lenta e pausada na hora de dormir e pensar
“estou viva”.
Quero agradecer a Deus todos os dias. Porque tenho muitas pessoas que amo e que me amam.
Quero ser feliz, sem excessos. Sem desespero. Sem precisar de uma nova emoção a cada dia, ou de uma garrafa de bebida pra dar sentido a minha vida.

Quero isso pra mim e pra todos vocês.

Esse assunto vai continuar por alguns dias ainda, porque ele é longo.

Avante!!! O tempo é curto e a jornada longa.
Lane Lacerda

Nenhum comentário: