quarta-feira, 29 de junho de 2011

...ESPERANÇA E CONFIANÇA...
"Se eu Ilustríssimo Cavaleiro,manejasse um arado
apascentasse um rebanho, cultivasse uma horta, remendasse uma veste
Ninguém me daria atenção, poucos me observariam, raras pessoas me censurariam e eu poderia facilmente agradar a todos. Mas por ser eu delineador do campo da Natureza, por estar preocupado com o alimento da Alma, interessado pela cultura do Espírito e dedicado a atividade do Intelecto, eis que os visados me ameaçam, os observados me assaltam, os atingidos me mordem, os desmascarados me devoram. E não é um só, não são poucos, são muitos, são quase todos. Se quiserdes saber por que isso acontece, digo-vos que o motivo é que tudo me desagrada, detesto o vulgar, a multidão não me contenta. Somente uma coisa me fascina: Aquela em virtude do qual me sinto livre na sujeição, contente no sofrimento, rico na indigência e vivo na Morte. Aquela em virtude do qual não invejo os que são servos na liberdade, sofrem no prazer,
são pobres nas Riquezas e mortos em suas vidas, porque trazem no próprio corpo os grilhões que os prendem, no Espírito o Inferno que os oprime, na Alma o erro que os debilita, na mente o Letargo que os mata. Não há por isso, magnanimidade que os liberte, nem longanimidade que os eleve, nem esplendor que os abrilhante, nem Ciência que os Avive..."

Giordano Bruno,
"Sobre o Infinito, o Universo e os Mundo

Nenhum comentário: